Ato solene realizado nesta sexta-feira (13) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo celebrou o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. O evento, organizado e promovido pelo deputado Rafael Silva (PSD), acontece anualmente, mas, devido à pandemia do Covid-19, a cerimônia não ocorria desde 2020.
A solenidade foi realizada no Plenário Juscelino Kubitschek e contou com a participação do presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, Edison Laércio de Oliveira; do presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Patah; do deputado federal Ricardo Silva; da deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB) e da vereadora e presidente da Câmara Municipal de Itapira, Elisabeth Donisete.
A deputada Janaína Paschoal (PRTB), na ausência do deputado Rafael Silva (PSD) por motivos de saúde, presidiu a sessão solene e destacou a homenagem.
"Esta homenagem é para todos os profissionais da saúde, todos os trabalhadores, àqueles que se colocam à disposição, que defendem a nossa vida e a nossa saúde, principalmente os que já partiram. A homenagem é também para os familiares dessas pessoas", disse.
O presidente Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, Edison Laércio de Oliveira, elogiou a participação da Alesp na valorização do profissional da saúde.
"A saudade de ver essas galerias da Alesp cheias foi muito grande. Esta Casa fez justiça quando, em 2004, aprovou o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. A Alesp reconheceu e reconhece, até hoje, o valor desses profissionais", disse.
O presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Patah, valorizou as categorias da saúde.
"A corrente de reconhecimento começa aqui, na Alesp. A valorização do trabalhador da saúde é o foco principal, os acordos coletivos devem beneficiar esta importante classe", afirmou.
O deputado federal Ricardo Silva, filho do deputado estadual Rafael Silva (PSD), também destacou o papel desses profissionais para a sociedade brasileira. "Esta é a solenidade mais importante da Alesp. A luta por esses trabalhadores não pode parar", disse.
A Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo ainda escolheu treze pessoas para receberem as homenagens em nome dos trabalhadores da saúde do Estado.